Clinica Odontologica Martinelli

Autor: Clínica Martinelli
Data: 21/10/2019


Os implantes são estruturas colocadas cirurgicamente no osso maxilar abaixo da gengiva para que eles possam substituir as raízes dos dentes. Desse jeito, os dentes substitutos ficam firmes sobre uma base sólida. Essa é a função dos implantes, proporcionar uma reabilitação das funções orais dos pacientes. 

Como cada caso de paciente é único, existem várias técnicas na implantologia que estão à disposição do cirurgião-dentista. Preparamos esse post para que você possa conhecer mais sobre implantes. Confira: 



Implante unitário fixo


O implante unitário fixo consiste em substituir a raiz do dente por um pino de titânio e depois substituir a coroa por um dente artificial de porcelana. Essa técnica costuma ser escolhida em casos de pacientes que perderam poucos dentes e que não estão em sequência. 



Implante com Prótese Protocolo


Quando há uma perda de vários dentes, o implante unitário deixa de ser uma solução e dá espaço para o implante com prótese protocolo. Aqui, não necessários de 4 a 8 implantes para dar suporte à prótese de resina. A maioria dos pacientes que acabam tendo que utilizar esse tipo de implante aprova o resultado porque ele traz uma enorme segurança na mastigação, diminuindo o desconforto. 

O paciente precisa ficar atento com a higienização porque apesar de serem dentes artificiais os problemas bucais ainda podem aparecer na gengiva, por exemplo. 



Implante dentário com prótese overdenture


Esse implante é parecido com o anterior, mas possui um diferencial bem atrativo que é o preço. Isso ocorre devido à utilização de menos pinos: de 2 a 6. A diminuição de pinos faz com o tempo que o dentista leva para colocar todos eles também diminua, proporcionando mais conforto para o paciente. 

Outra vantagem é que essa solução pode ser removida, o que torna a higienização mais fácil, evitando o aparecimento de problemas. 



Implante dois por três


Nesse implante, que também é conhecido como ponte fixa, são colocados apenas dois pinos, deixando um espaço vazio entre eles. Esse tipo é recomendado quando há a perda de três dentes em sequência, principalmente quando são os dentes da frente.

Nos dois pinos, são colocados uma ponte de cerâmica de três elementos e a coroa intermediária fica apoiada na gengiva. Esse tipo de prótese não é removível, o que traz maior segurança ao paciente na hora de mastigar os alimentos. 

Um detalhe que é bom ficar atento ao utilizar essa prótese é que se ela não for colocada corretamente, bem próxima à arcada dentária, pode se permitir um vão que irá acumular restos de alimentos embaixo da base, causando complicações. Por isso a importância de fazer o tratamento com um profissional. 



Como encontrar um bom profissional para realizar o seu tratamento


Quando o assunto é implante muita gente fica com um pé atrás ou por ter tido alguma experiência ruim em procedimentos anteriores ou por puro medo mesmo. 

Por isso é importante escolher bem quem será o responsável por realizar o seu procedimento. É preciso que seja alguém com experiência e capacitado para a entrega do tratamento seja exatamente como o esperado.

Pesquise e análise qual o profissional que se encaixe com aquilo que você pretende alcançar com o tratamento.




Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados à Clinica Odontologica Martinelli. Desenvolvido por: TECLABS